Como largar o álcool
Nem sempre a vida de uma pessoa dependente de álcool é fácil, e saber como largar o vício é uma tarefa complicada. Por isso vamos te ajudar a identificar um alcoólatra e saber a melhor forma de ajudar ele vencer o alcoolismo.
O álcool é uma substância psicoativa cujas propriedades podem induzir dependência (física e psicológica). O vício a esta substância é uma doença crônica que conduz a um comportamento compulsivo, tal como a adição a qualquer outra substância ou comportamento.
Assim, num caso de dependência ao álcool encontra-se um consumo excessivo e incontrolável do mesmo, trazendo consequências negativas para o próprio e os outros à sua volta. Como largar o álcool
O álcool tem efeitos que alteram o equilíbrio das substâncias químicas no cérebro e estão associadas à sensação de prazer, à capacidade de avaliação e ao controlo do corpo. Como tal, com a habituação recorre-se ao consumo de álcool para proporcionar sensações prazerosas e/ou para afastar emoções ou sensações negativas.
O que é o alcoolismo?
Definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica capaz de levar o paciente a outras complicações médicas, como a cirrose e a hepatite. Embora o álcool tenha seu consumo permitido e liberado, podendo ser encontrado com facilidade, o alcoolismo é considerado um dos problemas mais alarmantes de saúde pública.
O alcoolismo é uma condição em que o indivíduo faz constantemente o uso abusivo e descontrolado desse tipo de substância.
Aos poucos, o organismo perde a sensibilidade ao álcool, e a pessoa com alcoolismo precisa fazer o uso de quantidades cada vez maiores da substância, tornando-se um vício progressivo.
O alcoolismo atrapalha a vida de um indivíduo em diferentes âmbitos e aspectos, afetando, inclusive, seus familiares, amigos e até mesmo colegas de trabalho.
Quais são as causas do Alcoolismo?
A causa do alcoolismo não é exatamente conhecida, porém existem fortes evidências da influência genética para o desenvolvimento desta patologia. Outros fatores como traços de personalidade e fatores psicossociais e ambientais juntam-se à predisposição genética para o desenvolvimento da dependência de álcool.
Existem alguns motivos, como por exemplo o ambiente familiar onde a pessoa cresceu; sua forma de lidar com as emoções e eventos ruins que ocorreram ao longo da vida, que somam-se às vulnerabilidade genéticas, resultando no consumo excessivo de bebida alcoólica que, com o tempo, torna-se o alcoolismo.
O Alcoolismo tem cura?
O alcoolismo é uma doença crônica, que pode ser tratada e detida. Mesmo que a pessoa tenha uma recaída, não significa que ela não obteve êxito ou não irá se recuperar, mas que é preciso ter foco no objetivo e a ajuda necessária para que não volte a consumir a substância.
Para largar o vício do álcool é importante a ajuda de uma equipe especializada na abordagem e recuperação do paciente, força de vontade e esperança fazem parte deste processo de tratamento do alcoolismo.
Desintoxicar significa deixar o corpo sem álcool e ajudá-lo a superar quaisquer sintomas de abstinência. Algumas pessoas precisam permanecer no hospital para essa fase do tratamento.
O tratamento em uma clínica de recuperação é um processo importante para pessoas que enfrentam problemas com dependência química ou alcoólica.
Uma clínica de recuperação masculina, por exemplo, é especializada no tratamento de homens, oferecendo um ambiente seguro e focado nas necessidades específicas do gênero.
Após a desintoxicação de álcool, o tratamento passa a focar na reabilitação. Nessa fase, os profissionais da clínica trabalham com o paciente para identificar as causas subjacentes da dependência e desenvolver estratégias para enfrentá-las.
Isso pode envolver terapias individuais ou em grupo, como terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar e aconselhamento.
Se você está buscando ajuda para largar o álcool, temos a solução completa para ajudar você vencer este terrível vício do alcoolismo.